Hella S Moura (microcontos)

Os contos d’Hella.

Retratos (navio)

Pequena multidão se acotovela, gente sorridente e ansiosa, o navio faz muita, muita força e se aproxima lentamente. O cheiro de fuligem é forte quando o vento desvira. As comportas se abrem, vê-se que lá dentro há também uma outra pequena multidão, gente cansada e paciente, enquanto o navio faz hélices fazerem borbulhas assustadoras. Toda aquela gente vai sair, toda essa gente vai entrar. Nenhum funcionário vai aspirar o pó do carpete azul. As dimensões são nauticamente exageradas, mesmo que as escadinhas de ferro pareçam minúsculas. Lá em cima, além do convés e do rolo preto de fumaça, lá em cima mesmo, é noite plena. E os felizardos vão notar quando as luzes se acenderem e vão notar que o navio começou a se afastar do cais. Não se viaja mais de navio.

Aqui e ali, uma estrada náutica junta as linhas do continente e da ilha. Das ilhas. Ninguém poderia dormir ao relento. É suave o balanço, implacável o vento.  O carpete azul será o repouso, ali, junto ao corrimão dourado. Alguém não sabe que é plena madrugada. Ficou gente nas ilhas, o sol nasceu no mar.  O sol também.

Nauticamente, as dimensões são exageradas. Lá de cima, do convés, as gentes no porto vão parecer pequeninas. Qual o nome da ilha? O sol vai se pôr do outro lado. Não se sabe pra onde olhar, se pro porto feito maquete, se pro pôr do sol. Dessa vez o corrimão será mais dourado, o carpete azul aspirado, e não importa o bolor de umidade que se formará nas escotilhas. O vento roubará o chapéu de um menino, um outro deitará ao mar a casca de uma fruta, tragada ao fundo pelas borbulhas da hélice que deixa pegadas verde-oliva no mar.

O vento vai deixar loucos os cabelos das mulheres e duros os rostos da gente que posa para a foto. Um pedaço de navio, um pedaço de ilha, um pedaço do sol e o vento impresso no rosto duro da gente que se esforça em sorrir.

Anúncios

07/05/2009 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: